Poupança de colágeno: você já ouviu a respeito?

O colágeno é uma proteína que forma o componente estrutural de tecidos como tendões, ligamentos, ossos e articulações além de garantir a firmeza e qualidade da pele.

Por ter papel fundamental na estrutura e suporte da pele, a sua perda desencadeia o envelhecimento facial visível por meio do aparecimento da flacidez e das rugas.

Se você já está começando a perceber esses efeitos na sua pele, fique atento(a), pois as informações abaixo são bem importantes para manter o aspecto jovem por mais tempo.

Com quantos anos começamos a perder colágeno?

Começamos a desacelerar a produção de colágeno gradualmente por volta dos 30 anos. Isso vem a acontecer por causa de fatores internos, como a genética e o envelhecimento natural como também externos, como alimentação, exposição ao sol, estresse entre outros. Com esse envelhecimento a pele vai se tornando cada vez mais fina e enfraquecida.

Por volta dos 40 anos a maioria das pessoas tem 20% de perda do colágeno e, aos 50, 30%. Números que evidenciam a diminuição gradual da proteína em nosso corpo.

Com o avanço da ciência este processo pode ser amenizado a partir da adoção de bons hábitos combinados a procedimentos estéticos específicos.

Como é possível poupar colágeno?

O estímulo da produção do colágeno gera um efeito dominó. Dessa forma, quanto mais você tiver, mais seu corpo poderá manter e produzir [4].

Alguns procedimentos estéticos, pouco invasivos, são capazes de estimular a produção da proteína pelo próprio corpo. Que tal conhecer quais tratamentos são esses?

Bioestimuladores de colágeno: melhor opção para a poupança

Uma alternativa poderosa para você começar a sua poupança de colágeno são os bioestimuladores de colágeno, que são compostos por substâncias biocompatíveis e injetados na pele ou em camadas mais profundas, como a derme. Quando injetado na pele, ele ativa os fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno, estimulando-os a produzir novo colágeno e promovendo a remodelação do colágeno existente, resultando em melhora da textura, firmeza e elasticidade da pele.

Quais são os bioestimuladores de colágeno?

Existem diversos bioestimuladores de colágeno disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características e indicações específicas. Alguns dos bioestimuladores de colágeno mais conhecidos são: Sculptra®e Elleva (Ácido Polilático), Radiesse® (Hidroxiapatita de Cálcio), Ellansé (Policaprolactona).

Existem também outros procedimentos que podem ser realizados para garantir o “banco”, mas todos eles devem ser indicados por um profissional qualificado.

O mais interessante e que é um ponto em comum desses tratamentos é que eles estimulam a produção de colágeno natural do corpo. Dessa forma, com o passar da idade essa proteína ainda estará disponível e o corpo será capaz de manter a resistência e a elasticidade da pele, unhas e cabelos, bem como de outras regiões do corpo.

Vale destacar que, além dos tratamentos, é importante manter bons hábitos de vida e de cuidado para com a saúde, a fim de garantir um envelhecimento saudável.

Hábitos como uma alimentação equilibrada, redução da exposição ao sol, associada ao uso de protetor, o uso de hidratantes, entre outros, são alguns dos cuidados para garantir a manutenção da pele saudável, evitando o envelhecimento.

A realização desses procedimentos, feitos de forma periódica, associados a bons hábitos irão garantir que sua pele fique mais firme e jovem ao longo dos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *